totvsbrasilcentralbrasilia-idp-dc

A governança corporativa tem se tornado um tema central no mundo dos negócios, representando um conjunto de práticas e políticas que visam assegurar a transparência, integridade e ética nas operações…

Publicado por João Pedro Gaspar

A governança corporativa tem se tornado um tema central no mundo dos negócios, representando um conjunto de práticas e políticas que visam assegurar a transparência, integridade e ética nas operações empresariais. No Brasil, a importância da governança corporativa tem crescido exponencialmente nas últimas décadas, impulsionada pela demanda por maior transparência e pela necessidade de atrair investimentos de qualidade, especialmente após a criação de legislações como a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). 

O crescente interesse por governança, por sua vez, também está atrelado à evolução do conceito de compliance, uma estrutura que assegura que a empresa opere de acordo com as leis, regulamentos e normas éticas aplicáveis, bem como atue na prevenção de práticas ilícitas no âmbito de suas atividades.
Neste artigo você vai aprender sobre o histórico do tema no Brasil e as tendências e mudanças mais recentes na governança corporativa brasileira, explorando as transformações impulsionadas pelo ambiente regulatório e pelas novas expectativas sociais e ambientais. Além disso, também serão discutidas as iniciativas governamentais de incentivo, como o programa Empresa Pró-Ética, da Controladoria Geral da União (CGU), além das perspectivas futuras para a governança corporativa no Brasil.

 

Legenda: Edificio Corporativo em Alphaville - São Paulo, com arquitetura verde e iniciativas sustentáveis.

 

Governança Corporativa e Compliance: Definições e Importância

 

Governança corporativa “é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral”.
Esse conjunto de diretrizes, muitas vezes criado por conselhos e comitês internos, busca proteger os interesses dos acionistas e stakeholders, incluindo empregados, clientes, fornecedores, comunidades e o próprio meio ambiente. A governança corporativa bem-sucedida combina princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa (accountability) para alinhar as práticas empresariais às melhores práticas éticas.