totvsbrasilcentralbrasilia-idp-dc

Porque Internacionalizar?

O Mundo Mudou.
E Seu Currículo Acompanhou?

Em um mercado global onde 76% dos recrutadores priorizam candidatos com experiência internacional, ter vivência acadêmica global deixou de ser um diferencial — passou a ser um requisito.

Além de oportunidades no exterior, aqui você vivencia o mundo dentro da própria instituição. Professores estrangeiros, eventos globais, disciplinas bilíngues e painéis com especialistas internacionais acontecem no campus IDP, ampliando sua visão de mundo e desenvolvendo habilidades interculturais com profundidade e contexto.

Essa vivência — dentro ou fora do Brasil — transforma seu currículo, sua rede e sua carreira, você conquista fluência cultural, visão estratégica e autoridade acadêmica.

Image for desktop view Image for mobile view

Estudos sem froteiras

Por que se internacionalizar

Expandir fronteiras acadêmicas é também ampliar horizontes pessoais, profissionais e intelectuais.

No IDP, promovemos um conjunto de ações e editais ao longo do ano que possibilitam aos nossos(as) alunos(as) experiências de internacionalização de alto impacto. Embora algumas dessas iniciativas tenham número limitado de vagas, todas são pensadas para fortalecer a formação acadêmica e ampliar o alcance da produção científica da nossa comunidade.

A internacionalização vai além da mobilidade física: ela compreende o ingresso em redes globais de ensino, pesquisa e cooperação institucional, contribuindo para a circulação de ideias.

Um dos caminhos mais potentes para essa inserção internacional é o contato com os(as) professores(as) do IDP, que possuem vínculos consolidados com universidades e centros de pesquisa ao redor do mundo. Por isso, incentivamos fortemente que os(as) estudantes dialoguem com seus orientadores e docentes sobre oportunidades, articulações e conexões possíveis em suas áreas de pesquisa.

Através dessas ações, promovemos a inserção de nossos(as) discentes e docentes em redes acadêmicas de prestígio, ao mesmo tempo em que incentivamos a circulação internacional da produção intelectual do Programa — com livros, artigos e projetos sendo reconhecidos, citados e utilizados em diferentes países.

Acreditamos em uma cultura acadêmica aberta ao mundo, capaz de dialogar com múltiplas perspectivas, tradições jurídicas e epistemologias. Internacionalizar-se é, acima de tudo, construir conhecimento em rede, com impacto local e alcance global.

Mais Informações

Duvidas e Questões Frequentes

Posso reservar a minha vaga em algum programa de internacionalização?

Não há reserva de vagas para nenhum curso, sendo todas as vagas de ampla
concorrência para os discentes.

Quem pode participar dos programas de
internacionalização do IDP?

Cada edital possui um público-alvo. O edital especifica se poderão participar do processo seletivo os alunos regularmente matriculados nos cursos do IDP e/ou público externo ao IDP.

Preciso saber o idioma do país em que vou estudar?

Dominar o idioma inglês é o pré-requisito. Cada edital descreve as
exigências da instituição de ensino parceira.

O tempo cursado no exterior será aproveitado como tempo de curso no IDP?

Cada curso possui a sua descrição. As unidades acadêmicas das universidades parceiras equivalem aos créditos exigidos pelo IDP.